sábado, 27 de agosto de 2011

Santa Casa de Morte

Não é a primeira vez que temos noticias de morte em hospitasi públicos em Belém. Agora foram duas crianças que nasceram mortas por sua mãe não ter sido atendida pela equipe médica. A vitima era humilde, não tinha plano de saúde provavelmente e fazia seu acompanhamento em um dos hospitais que mais matam em Belém. Será que hoje os hospitais mudaram de função? Que os médicos esquecem o juramento que fazem, isso não é novidade, mas que uma mãe tenha seu direito privado, isso é inaceitável. A Santa casa de misericórdia é um hospital público e de acorodo com a constituição, todos temos o direito de ir e vir , o direito ao atendimento na saúde pública, entre outros que são violados. Será que temos apenas deveres e os direitos são apenas para a minoria? Ta na hora do Estado por nestes hospitais, profissionais que queiram realmente trabalhar e tenham compromisso com o serviço público tornando - o de qualidade. Quem sabe se o Governador, Prefeito, Deputados e Vereadores ganhassem um salário e tivessem que obrigatoriamente usufruir dos serviços públicos, estes estariam melhor.

O Juramento de alguns hipócritas


Eu juro, por Apolo, médico, por Esculápio, Higeia e Panaceia, e tomo por testemunhas todos os deuses e todas as deusas, cumprir, segundo meu poder e minha razão, a promessa que se segue: estimar, tanto quanto a meus pais, aquele que me ensinou esta arte; fazer vida comum e, se necessário for, com ele partilhar meus bens; ter seus filhos por meus próprios irmãos; ensinar-lhes esta arte, se eles tiverem necessidade de aprendê-la, sem remuneração e nem compromisso escrito; fazer participar dos preceitos, das lições e de todo o resto do ensino, meus filhos, os de meu mestre e os discípulos inscritos segundo os regulamentos da profissão, porém, só a estes.
Aplicarei os regimes para o bem do doente segundo o meu poder e entendimento, nunca para causar dano ou mal a alguém. A ninguém darei por comprazer, nem remédio mortal nem um conselho que induza a perda. Do mesmo modo não darei a nenhuma mulher uma substância abortiva.
Conservarei imaculada minha vida e minha arte.
Não praticarei a talha, mesmo sobre um calculoso confirmado; deixarei essa operação aos práticos que disso cuidam.
Em toda a casa, aí entrarei para o bem dos doentes, mantendo-me longe de todo o dano voluntário e de toda a sedução sobretudo longe dos prazeres do amor, com as mulheres ou com os homens livres ou escravizados.
Àquilo que no exercício ou fora do exercício da profissão e no convívio da sociedade, eu tiver visto ou ouvido, que não seja preciso divulgar, eu conservarei inteiramente secreto.
Se eu cumprir este juramento com fidelidade, que me seja dado gozar felizmente da vida e da minha profissão, honrado para sempre entre os homens; se eu dele me afastar ou infringir, o contrário aconteça.

Um comentário:

  1. É meu amigo. O assunto é muto delicado.
    Não se pode falar muito desses profissionais. Apesar de terem feito um juramento, Não precisam ser submetidos à humilhação do governo. Veja a área da educação, no que se resumiu! E tudo por que? A politicagem querendo corromper nossa sociedade. Se a remuneração desses profissionais, estivessem de acordo com seu merecimento. Acredito que a situação seria bem diferente. Portanto, de que vale você entender tanto de informática se não tem o recurso necessário para poder manter seu profissionalismo? E tudo isso devemos a politicagem que rege nossa nação.
    Bjãoooo pra você.

    ResponderExcluir